Os termos de uso que ninguém lê

O Facebook já havia declarado que faria a migração do seu Messenger para o mobile e agora que essa migração está sendo feita alguns veículos de mídia decidiram verificar os termos de uso do aplicativo mobile e o resultado foi assustador. Para ser instalado o aplicativo requisita algumas permissões do usuário um tanto estranhas para um Messenger, tais como alterar o estado da conexão de rede e utilização sem prévio aviso de serviços que incluem taxas adicionais. A lista completa pode ser vista na matéria no site Tecmundo.

Isso abriu uma velha discussão sobre os termos de uso, aqueles mesmo que, quando os usuários vão realizar o cadastro em algum site, marcam a opção confirmando que leram e concordam com os termos sem ter lido ao menos uma linha. No caso do próprio Facebook, com esse lance de “apenas marcar a caixinha indicando que leu os termos” você está assinando uma declaração de direitos e responsabilidades, uma política de uso de dados e os padrões de comunidade. Com isso, ao fazer uma conta os usuários estão cedendo suas informações e o conteúdo que postam.

Os termos de uso também provocaram polêmica no Instagram, que começou a excluir algumas contas justificando violação nos termos de uso. O Instagram, aliás, que foi adquirido pelo Facebook sem os mesmos detalharem quais seriam os impactos dessa integração. A grande polêmica nos termos de uso do serviço foi que alguma empresa poderia requisitar ao Facebook usar alguma foto do serviço sem repassar nada ao usuário. Resumindo, as fotos estão na sua conta mas o detentor de todos os direitos dela é a empresa. Um absurdo!

Muitos usuários acabam se surpreendendo com algumas ações de redes sociais sendo que esses mesmos usuários haviam assinado um contrato declarando estarem cientes disso. Por isso é sempre importante ter conhecimento de ‘onde está pisando’, afinal ninguém faz nenhum acordo sem ler algum contrato. Quem sabe nesse contrato tenha uma cláusula que faça o usuário aceitar fazer parte do experimento da centopéia humana. Não entendeu?

Revisado em 06/09/2017

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s