Wikileaks já havia alertado: O PSDB quer acabar com a Petrobrás

Deixando de lado essa dicotomia política atual em que as pessoas são classificadas como PTistas ou anti-PTistas, devo ressaltar que esse blog é apartidário (parece claro mas é importante alertar que isso não é sinônimo de apolítico) e baseado em fatos. Então vamos a eles.

O Wikileaks vazou um documento na época em que José Serra foi candidato à presidência, em 2010. Na época estavam começando as discussões a respeito da exploração do pré-sal, que tinha a Petrobrás como única exploradora, preocupando a Chevron, uma exploradora petroleira americana. Houve então uma reunião e uma troca de documentos entre Serra e a Chevron, onde o candidato garantiu que iria mudar as regras da exploração do pré-sal em caso de vitória. Não houve vitória do PSDB e os direitos de exploração se mantiveram. Isso pode ser visto na própria página do Wikileaks, aqui.

Apesar de já fazer um bom tempo que o documento do Wikileaks foi revelado, ele chama atenção pelas manobras do próprio Serra na Câmara, pedindo urgência na votação de um polêmico projeto de sua autoria, que pretende atacar novamente a Petróbras tirando seu papel de única exploradora do pré-sal. Aproveitando a crise da petroleira, Serra afirma que não há dinheiro para a exploração.

Para saber o que há por trás de todo esse discurso vale sempre lembrar da fama do partido, que foi a marca dos dois governos de FHC: a privatização de empresas, e que teve como articulador desse processo… o próprio Serra. Há vários documentos mostrando isso no livro Privataria Tucana. Esse mesmo livro mostra como muitas empresas deixaram de ser patrimônio público para ser entregue à iniciativa privada com o preço muito abaixo do que poderia valer, usando o argumento de… crise.

Em tempos de grupos revoltados que acham que privatizar a Petrobŕas é garantia de que vai acabar com a crise, sempre é bom pesquisar ao menos quem são os personagens que estão “lutando por essa causa”. Pesquisando um pouco talvez possa até clarear que esses grupos vão pras ruas trajando camisa da seleção da CBF, uma entidade privada, que muitos sabem das falcatruas que rondam a entidade mas que não podem ser investigadas a fundo por ser uma…. empresa privada. Pensem sobre isso. São fatos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s