Caso Apple x FBI mostra que muitos usuários fingem se preocupar com privacidade

O FBI pediu que a Apple implementasse uma vulnerabilidade para que eles pudessem acessar os dados criptografados do iPhone 4S pertencente ao homem de Kentucky que foi preso. E a Apple se recusou! Quando fiquei sabendo disso confesso que fiquei surpreso mas me limitei a pensar “por que a Apple decidiu fazer isso agora?” e não dei muita bola para o caso. O que me deixou mais surpreso foi o burburinho que esse assunto gerou, e o mais bizarro: alguns enalteceram a Apple “por se preocupar com a privacidade dos usuários”. Wtf, dude?

Fiquei só acompanhando as discussões na internet sem me manifestar e pelo que observei constatei uma coisa que já vinha observando a um tempo: algumas pessoas só se manifestam sobre um determinado assunto à respeito de tecnologia quando envolve uma grande empresa, nesse caso foi a Apple.

Logo a empresa da maçã, que vem constantemente contribuindo com informação dos usuários para as empresas ianques de segurança. Antes de dizer ‘não’ ela já tinha contribuído 70 vezes com os órgãos federais. E não lembro das pessoas terem se interessado em discutir sobre a Apple nesses casos, só se manifestaram quando foram para elogiar. A empresa, inclusive, faz parte do PRISM, um programa de vigilância da NSA em conjunto com, além da Apple, outras grandes empresas como Google, Yahoo! e Microsoft. Isso é de conhecimento de todos, pois o programa foi exposto no vazamento de Snowden e  não lembro de ter visto as pessoas se manifestarem à respeito da conduta da Apple nesse caso.

Não vou adentrar no assunto de segurança em si, mas sim para chamar atenção em como muitos usuários da Apple pareciam não ligar para privacidade enquanto a empresa esteve contribuindo com o governo todos esses tempos. O argumento é de que a privacidade não interessa, pois os produtos da Apple são de ótima qualidade e não iriam deixar de usar por “apenas isso”. E agora quando a empresa decide não contribuir em UM caso vira exemplo de preocupação de privacidade?

Temos organizações open source (o oposto do que a Apple faz, que é fazer produtos caixas-preta) que constantemente se preocupam com segurança e nenhuma delas parece ganhar respeito das pessoas que resolveram falar sobre segurança nesse caso. Inclusive houve um caso que ocorreu quase que paralelo a esse episódio, foi de que o Tor estava sob ameaça por proteger os dados dos usuários, o que aliás vem fazendo sempre e não ganham tanta atenção por isso.

Também, não é de se esperar muito de usuários de uma empresa que comemoraram tanto quando ela foi inaugurada no Brasil, inclusive dizendo por causa disso que “é brasileiro com muito orgulho, com muito amor”. Se quiserem ver essa cena, procurem por “inauguração apple brasil” no Youtube, me recuso a colocar algum vídeo desses nesse blog, tamanho o ridículo.

Espero que esse caso tenha chamado atenção de pessoas, não só os que defendem a ideologia open source e se preocupam com privacidade. Minha opinião é de que se vocês realmente se preocuparem com privacidade, deixem de usar produtos da Apple. Se o argumento é de que os produtos são de ótima qualidade, fica a pergunta: diante de todos esses escândalos, vale mesmo a pena se preocupar tanto com qualidade?

Anúncios

2 opiniões sobre “Caso Apple x FBI mostra que muitos usuários fingem se preocupar com privacidade”

  1. “muitos usuários da Apple pareciam não ligar para privacidade enquanto a empresa esteve contribuindo com o governo todos esses tempos”
    Eu realmente não me importei com o caso. Quem usa Apple não está usando software não-livre? Então já está mais que claro que não estão interessados em privacidade. Como eles vão ter certeza de que o software não é malicioso, se o código é fechado?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s