Como a cybersegurança está sendo encarada nos países envolvidos após anúncio de Trump

Uma sexta-feira 13 não poderia ter sido mais aterrorizadora quanto foi para os países envolvidos na Guerra da Síria após o presidente dos EUA, Trump, ter ordenado um ataque à Síria usando como justificativa o combate a armas químicas.

Dentre os opositores do regime de Bashar Al-Asaad estão EUA, Reino Unido, França e Arábia Saudita, enquanto que os aliados sírios são Rússia, Irã, Iraque e China.

Com isso, ficou em observação quais seriam os próximos passos desses países após o anúncio de Trump. Como era de se esperar, pouco depois do anúncio já houveram as primeiras explosões em Damasco, capital da Síria. Mas além de mísseis houveram também preocupações com outro tipo de ataque: os cibernéticos.

A preocupação com os ataques cibernéticos vão desde o ataque, tanto aos sistemas quanto às redes de comunicação com a internet, de companhias elétricas, controle de tráfego aéreo e hospitais. Outra grande preocupação seria com a propagação de “fake news”. Por isso, os opositores do regime passaram a ficar alertas, principalmente com os russos.

Essa campanha pela desinformação propagada pelo governo russo gerou preocupação aos EUA. Isso porque após Damasco ser atacada por mísseis, foi informado pela Rússia que nesse ataque 70% dos mísseis sírios foram abatidos. Essa informação foi recebida por zombaria pelos EUA, que informou que as “atividades troll” do maior país do mundo cresceram 2000% com a utilização de bots em redes sociais.

A Rússia alegou, ainda, que EUA e Israel conduziram um ataque conjunto ao sistema sírio de comunicação de ataque para que o país acreditasse que estivesse sob ataque e lançasse mísseis de defesa.

Atualmente, em qualquer ameaça ou anúncio de ataque entre países algum tipo de ataque cibernético parece estar presente. Isso mostra o quão poderoso esse tipo de “arma” vem se tornando, o que vem justificando o quanto os países vem investindo em segurança cibernética.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s